quinta-feira, 5 de julho de 2007

Flight Report OceanAir OC6310 GRU-REC

Era o meu segundo vôo pela OceanAir que estava prestes a ocorrer a partir das 18:30 do dia 3 de julho último. Fui acompanhado por minha avó, que tem medo de voar... Chegamos ao Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos, às 17:48 – um pouco em cima da hora, mas o trânsito no fim da tarde paulista nas marginais não poderia prometer outra coisa além de trânsito lento e engarrafamentos.


Guarulhos: aeroporto repleto de atrasos naquele dia. Um pouco de trabalho para encontrar o check-in da OceanAir: me baseei na placa indicativa no aeroporto de Guarulhos que me informava que eu deveria pedir para parar o carro e descer na asa A. Perguntei logo de imediato a uma funcionária da Infraero onde eu encontraria o check-in da ONE, uma vez que não constatei o mesmo de imediato na asa A. Ela me respondeu que apenas pela manhã o check-in da Avianca (pertencente ao Grupo Sinergy, dono na OceanAir) era utilizado pela ONE. Em seguida me encaminhou à asa D, em direção ao check-in desta companhia. Verifiquei o painel de chegadas e saídas e notei que o vôo OC 6310 que faria Guarulhos-Recife estava atrasado, não mais com saída prevista para às 18:30. Depois de idas e vindas sem sucesso, definitivamente fomos informados que os passageiros da OceanAir estavam usando o check-in “externo” fornecido pela BRA junto à calçada do aeroporto, na asa D. Check-in feito, me dirigi ao embarque, acompanhado sempre da minha avó.

Na sala de espera, um aguardo de cerca de 30 minutos – nossa aeronave que faria o vôo ainda não havia pousado. Aeronave pousada e dentro de 15 minutos estaríamos embarcando às 19:55 no ônibus que nos levaria ao Mk-28 estacionado na remota, alguns bons minutos após a tripulação que passara por nós para assumir o vôo OC 6310. Feito.

A bordo do imortal Mk-28 da OceanAir eu não poderia deixar de encontrar uma dedicada e eficiente tripulação: Cmtes. Francis Barros e Rodrigo compondo a tripulação técnica. Chefe de cabine Celeste, Comissários Aline e Machado formando a tripulação comercial. Recepcionado pela chefe Celeste, me apresentei e fui tomar o meu lugar no vôo: poltrona 19F (escolhida a dedo para poder desfrutar melhor da melodia executada dos motores Rolls Royce 650 Tay que equipam os Mk-28 da OceanAir).

Motores acionados, push-back efetuado. O speech da prestativa chefe de cabine Celeste foi complementado pelo cmte. Francis Barros, que nos explicou os procedimentos aeroportuários que faltavam executar para partirmos e nos pediu desculpas pelo atrasos ocorridos pela presença de nevoeiros que provocaram um efeito dominó nas operações das aeronaves nas cercanias do aeroporto e na cidade de Guarulhos e nos prometeu um vôo recompensante. Toda esta gentileza e prontidão é percebida a bordo e nas dependências de onde se possa encontrar um funcionário OceanAir. É lúcido de que o atraso não foi acarretado pela companhia e, sim, pelo mau tempo. Isto se chama ética profissional.

Iniciamos o táxi para a cabeceira 09L às 20:25, com conseqüente decolagem às 20:30. Subimos para a altitude de cruzeiro de 33.000 pés e a alcançamos às 21:15. Uma boa parte do vôo foi marcada pela presença de turbulência, mas nada que impedisse um bom descanso a bordo. O serviço de bordo foi servido: sanduíche frio, espetinho de frios, salada com tomate, azeitona e alface, salada de frutas e, como brevidade, um bombom de ótima qualidade, fazendo jus aos dizeres impressos na toalhinha da bandeja de refeição: “Pratos leves e saudáveis no clima da estação”. Às 21:21 um serviço complementar de bebidas com café foi oferecido.

Passei um bom tempo conversando com a tripulação, enquanto minha avó esteve acompanhada de seu vizinho de poltrona. Começamos a descida às 23:15 e, com forte turbulência, adentramos numa camada de nuvens para alinharmos na cabeceira 18 do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Pouso suave às 23:40. Profissionalismo na “ponta do manche”. Desembarcamos e o Mk-28 começou a se preparar para seguir vôo a Petrolina, cumprindo ainda o OC 6310.

Everson Rodrigues.

Nenhum comentário: